Encomendar um site: quanto custa e o que procurar?

AVISO: Uma parte deste artigo pode ser considerado auto-promoção.

Agora que já avisei, posso falar por experiência própria: Numa PME “normal” não há tempo para gerir sites, produzir newsletters, nem acompanhar campanhas de AdWords. Numa PME “normal” raramente compensa contratar colaboradores com know-how para estas tarefas, até porque também não há quem faça a gestão dessa equipa. O que é uma PME “normal”? É uma (micro ou) pequena empresa onde os recursos humanos estão totalmente focados no negócio e nas tarefas do dia-a-dia. Foi por esta razão que decidimos criar a Clínica do Site e os seus planos.

Mas se assim é, porque é que a única questão que parece importar é saber quanto custa um site?… Parece-me o equivalente a querer saber o preço de um avião quando não o sei pilotar. A minha convicção é que a maior parte das vezes o imediato parece mais apetecível que o médio ou longo prazo. Isto não quer dizer que não é obrigatório para qualquer empresa hoje em dia ter um Website – claro que é! Mas mais importante é saber o que fazer com ele: Como o vai manter, divulgar e optimizar.

Sites grátis

Não comprem sites baratos… Se o preço é o principal factor de escolha, podem escolher uma das muitas alternativas que permitem criar Websites grátis. Mas atenção: não é por ter uma tela, tinta e pincel que se faz um belo quadro. Mais importante que qualquer ferramenta é a experiência e o conhecimento… e também ter tempo para o pintar. Ainda assim acho que se quer montar um site para o grupo de amigos com quem joga à bola e não tem qualquer interesse financeiro, as várias opções para criar sites grátis serão mais que suficientes.

Encomendar um site ou contratar um plano mensal?

É aqui que voltamos à história de ter um avião e não o saber pilotar: Sabe o que fazer com o seu site? Sabe como o promover e como usar outros canais para aumentar a visibilidade do seu site? Consegue manter a qualidade inicial e cumprir as melhores práticas? Estas são apenas algumas das (muitas) perguntas que muitas vezes não se colocam quando se inicia o projecto do novo site. As respostas a estas perguntas podem ser a diferença entre chamar custo ou investimento ao seu novo site.

Por norma aconselho uma PME “normal” a contratar um dos Planos que temos disponíveis. A principal razão porque faço isto é porque gosto de ver os meus Clientes satisfeitos, e actualmente ter um site é a ponta do iceberg. Os restantes serviços incluídos nos nossos Planos são a principal “arma” que os nossos Clientes usam para atingir os objectivos para o qual o site foi criado. Mesmo que não considere vir a ser nosso Cliente, tenha em mente que o contacto periódico com os seus clientes através de email, a constante monitorização do seu site nos motores de pesquisa ou a presença de forma constante numa rede social pode significar mais vendas e mais clientes. Se já é difícil garantir que encontra tempo para planear e executar estas tarefas periodicamente, mais complicado pode ser encontrar os recursos internos com estas capacidades… como se costuma dizer: o marketing digital é parte arte e parte ciência.

Claro que ainda pode fazer sentido encomendar apenas o site e depois fazer a sua manutenção internamente – e nestes casos eu sou o primeiro a aconselhar isso! Tem na sua equipa quem o possa fazer? Precisa de um site apenas para um evento ou para acontecimento pontual? Então faz todo o sentido!

Espero que este artigo possa ajudar a esclarecer a nossa posição e a diferenciar os nossos planos de Marketing Digital de um orçamento apenas para um Website. Com os nossos Planos, estamos a colocar ao seu dispor uma equipa especializada em vários serviços de marketing digital e estamos a prestar um serviço pró-activo que partilha os objectivos dos nossos Clientes.